Skip to main content

Acordo Kite e Arcellx | GileadPro

KITE E ARCELLX ESTABELECEM ACORDO PARA CO-DESENVOLVER E CO-COMERCIALIZAR O
CAR T–DDBCMA EM FASE CLÍNICA AVANÇADA PARA O MIELOMA MÚLTIPLO

 

 

Lisboa, 13 de fevereiro de 2022  A Kite, uma empresa Gilead (NASDAQ: GILD), e a Arcellx, Inc. (NASDAQ: ACLX), anunciaram o estabelecimento do acordo da colaboração estratégica global previamente anunciado pelas duas empresas para co-desenvolver e co-comercializar o produto candidato principal em fase clínica avançada da Arcellx, o CART-ddBCMA (D-Domain B cell maturation antigen), para o tratamento de doentes com mieloma múltiplo recidivante ou refratário. O mieloma múltiplo é uma doença incurável para a maioria dos doentes e permanece a necessidade de terapias eficazes, com perfil de segurança favorável e amplamente acessíveis.

“A colaboração com a Arcellx permitirá à Kite expandir-se para uma nova área de elevada necessidade médica não satisfeita e desenvolver uma terapia celular potencialmente best-in-class para ajudar muitos doentes,” disse Christi Shaw, Chief Executive Officer da Kite. “A terapia celular provou que pode mudar a forma como o cancro é tratado, criando uma terapia potencialmente curativa para cada doente individual, concebida a partir das suas próprias células T. Para fornecer terapia celular globalmente, e em escala, é necessária uma organização altamente coordenada e verticalmente integrada, desde a I&D, fabrico e comercialização, dedicada às necessidades únicas deste campo muito complexo. A equipa da Kite está entusiasmada por participar neste programa promissor no campo do mieloma múltiplo, juntamente com a talentosa equipa da Arcellx.”

“Esta colaboração representa um importante avanço para o mieloma e para a Arcellx,” disse Rami Elghandour, Chairman e Chief Executive Officer da Arcellx. “A combinação da nossa terapia potencialmente best-in-class CART-ddBCMA para o mieloma múltiplo com a liderança global da Kite na terapia celular fornece a fundação para comercializarmos a nossa terapia à escala. Mais importante ainda, esta colaboração está centrada na aceleração do acesso dos doentes às terapêuticas que necessitam. As sinergias entre as duas empresas são um ajuste natural. Ambas aportamos conhecimentos complementares à colaboração, permitindo que cada empresa contribua para a parceria sem duplicação ou interesses concorrentes, o que é fundamental para a construção de valor a longo prazo.”

Atualmente a ser investigado num ensaio de Fase 2, a CART-ddBCMA é a terapia de células T da Arcellx que utiliza o novo ligante sintético da empresa, o D-Domain. A Kite e a Arcellx irão desenvolver e comercializar conjuntamente o candidato CART-ddBCMA nos EUA, e a Kite comercializará o produto fora dos EUA, após as respetivas aprovações pelas Autoridades Reguladoras.

 

 

Sobre a Arcellx
Arcellx, Inc. é uma empresa de biotecnologia de fase clínica que reinventa a terapia celular através da engenharia de imunoterapias inovadoras para doentes com cancro e outras doenças incuráveis. A Arcellx acredita que as terapias celulares são um dos pilares avançados da medicina e a missão da Arcellx é fazer avançar a humanidade através do desenvolvimento de terapias celulares com melhores perfis de segurança, mais eficazes, e mais amplamente acessíveis. O produto candidato principal da Arcellx, CART-ddBCMA, está a ser desenvolvido para o tratamento de mieloma múltiplo recidivante ou refratário (r/r MM) num ensaio de Fase 2. O CART-ddBCMA recebeu as designações de Fast Track, Orphan Drug, e Regenerative Medicine Advanced Therapy da U.S. Food and Drug Administration.

Arcellx também está a desenvolver a sua terapia CAR-T doseável e controlável, ARC-SparX, através de dois programas: um estudo Fase 1 do ACLX-001 para r/r MM, iniciado no segundo trimestre de 2022; e ACLX-002 em leucemia mielóide aguda recidivante ou refratária e síndrome mielodisplásica de alto risco, iniciado no quarto trimestre de 2022.

Sobre a Kite
A Kite, uma empresa Gilead, é uma empresa biofarmacêutica global com sede em Santa Monica, Califórnia, com foco em terapia celular para tratar e potencialmente curar o cancro. Como líder global em terapia celular, a Kite tratou mais doentes com terapia celular CAR T do que qualquer outra companhia. A Kite tem a maior rede interna de fabrico de terapia celular do mundo, abrangendo o desenvolvimento de processos, fabrico de vetores, produção de ensaios clínicos e fabrico de produtos comerciais.

Sobre a Gilead Sciences
A Gilead Sciences, é uma empresa biofarmacêutica que tem perseguido e alcançado avanços na medicina há mais de três décadas, com o propósito de criar um mundo mais saudável para todas as pessoas. A empresa está comprometida com o avanço nas terapêuticas inovadoras para prevenir e tratar doenças potencialmente fatais, incluindo o VIH, hepatites virais e cancro. A Gilead desenvolve a sua atividade em mais de 35 países em todo o mundo, e tem sede em Foster City, Califórnia. A Gilead Sciences adquiriu a Kite em 2017.

PT-COR-0062 | Data de preparação: 02/23