Skip to main content

Programa Gilead GÉNESE 8ª Edição | GileadPro

Um dos maiores programas de Responsabilidade Social Corporativa na área da saúde em Portugal
Programa Gilead GÉNESE distingue projetos nas áreas de oncologia e virologia que contribuem para o aumento do conhecimento, a melhoria dos cuidados de saúde e para a melhoria da qualidade de vida dos doentes

  

Criado em 2013 com a ambição de incentivar a investigação e a intervenção na comunidade, o Programa Gilead GÉNESE tornou-se uma referência na área da Responsabilidade Social Corporativa, graças ao enorme impacto que tem gerado através da viabilização de diversos tipos de projetos. Ao longo de oito edições, o montante global de financiamento atribuído aos 101 projetos apoiados ascende a mais de dois milhões e duzentos mil euros, reforçando o compromisso da Gilead com a melhoria dos cuidados de saúde e com as comunidades locais em Portugal.

À 8ª Edição do Programa Gilead GÉNESE candidataram-se 61 projetos nacionais, 39 de investigação e 22 de intervenção comunitária, submetidos por diversas entidades desde instituições de base científica e académica a grupos da sociedade civil. Foram selecionados 6 projetos de investigação e outros 6 de intervenção comunitária.

À semelhança das edições anteriores, a 8ª edição do Programa Gilead GÉNESE conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência, o Presidente da República, que mais uma vez reconhece a relevância desta iniciativa. Tendo em conta a expansão de áreas terapêuticas em que a Gilead tem desenvolvido a sua investigação, nesta edição o Programa integrou o cancro da mama que se adiciona às áreas terapêuticas já previstas na edição anterior – hepatites virais crónicas, infeção por VIH/SIDA, COVID-19 e Hemato-oncologia.

As candidaturas submetidas no âmbito do Programa Gilead GÉNESE são avaliadas segundo critérios objetivos, previamente estabelecidos e esteve a cargo das Comissões Externas de Avaliação de Projetos, constituídas por peritos cuja experiência e conhecimento é reconhecida em diferentes áreas do saber.

“A nossa missão no Programa Gilead GÉNESE é contribuir para a melhoria da prestação de cuidados de saúde em Portugal, incentivando mais e melhor investigação ligada à saúde e promovendo projetos que façam a diferença na comunidade. A qualidade dos projetos apresentados este ano, vem uma vez mais confirmar que estamos no caminho certo para cumprir este nosso desígnio”, afirma Cláudia Delgado, Diretora Médica da Gilead e responsável pelo Programa.

Nesta Cerimónia, além da distinção dos vencedores, terá lugar um debate sobre o tema “Saúde Mais Próxima” que contará com a participação do Prof. Doutor Arlindo Oliveira, Professor do Instituto Superior Técnico e Presidente do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores; do Dr. Rui Nogueira, em representação da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde; do Dr. Luís Goes Pinheiro, Presidente do Conselho de Administração dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde; e do Dr. Óscar Gaspar, Presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada.

Mais informações sobre o Programa Gilead GÉNESE poderão ser consultadas no site www.gileadgenese.pt.

 

 

Projetos Vencedores da 8ª Edição do Programa Gilead GÉNESE

Projetos de Intervenção Comunitária:

Saúde + Perto XXII
Áreas de Projeto: Infeção VIH/SIDA
Instituição: Liga Portuguesa Contra a SIDA

Centro de Educação e Prevenção
Áreas de Projeto: Infeção VIH/SIDA

Instituição: SOL- Associação de Apoio às Crianças Infetadas pelo Vírus da Sida

PIPOP - Portal de Informação Português de Oncologia Pediátrica (renovação)
Áreas de Projeto: Hemato-Oncologia
Instituição: Fundação Rui Osório de Castro

Projeto aVista - Qualidade de vida, Diagnóstico e Participação Cívica e Cidadania na população de Pescadores
Áreas de Projeto: Infeção VIH/SIDA

Instituição: Fundação Portuguesa A Comunidade Contra a SIDA

RECOVER - Recuperar doentes com condição pós-COVID-19 através do Exercício
Áreas de Projeto: Long-Covid

Instituição: Instituto Politécnico da Guarda/Laboratório de Avaliação do Rendimento Desportivo, Exercício Físico e Saúde (LabMov)

Primeira Caracterizacão Serológica Molecular e Sociodemográfica da exposição a Leishmania spp na população infetada pelo VIH na região Norte de Portugal
Áreas de Projeto: Infeção VIH/SIDA

Instituição: i3S - Instituto de Investigação e Inovação em Saúde - Research Funding Office


Projetos de Investigação Oncologia:

PRESSING: Protein Recycling Sustains Triple Negative Breast Cancer Aggressiveness
Áreas de Projeto: Cancro da Mama
Instituição: i3S - Instituto de Investigação e Inovação em Saúde - Research Funding Office

Identificação de neo-antigénios para imunoterapia preventiva de cancro da mama hereditário
Áreas de Projeto: Cancro da Mama
Instituição: Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes

Desenvolvimento de uma nova geração de conjugados Anticorpo-Sialidase para modificação do glicocálice tumoral como imunoterapia para o carcinoma mamário triplo negativo
Áreas de Projeto: Cancro da Mama
Instituição: Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa

UBE2C as a prognostic marker and therapeutic target in patients with breast cancer brain metastases
Áreas de Projeto: Cancro da Mama
Instituição: Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes


Projetos de Investigação Virologia:

Spiro-lactams as broad-spectrum host-directed drugs for RNA respiratory viroses
Áreas de Projeto: Long-Covid
Instituição: FARM-ID - Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa/iMed.Ulisboa/HIV evolution, epidemiology, and prevention group

Desenvolvimento e avaliação de uma vacina de RNA contra o VIH-1 e VIH-2
Áreas de Projeto: Infeção VIH/SIDA
Instituição: Egas Moniz Cooperativa Ensino Superior CRL

PT-UNB-0322 | Data de preparação: 10/22