Skip to main content

Divulgação do projeto AppToTest | GileadPro

header-PR-AppToTest

PROJETO AppToTest VAI DISTRIBUIR 600 AUTOTESTES DE VIH GRATUITOS ATRAVÉS DE APLICAÇÃO MÓVEL

  

Porto, 01 de dezembro de 2022 - O projeto, realizado pela APDES, pretende aumentar o acesso da população ao rastreio para o VIH na região do Grande Porto, através da disponibilização gratuita de autotestes para o VIH a partir do uso de uma aplicação móvel (AppToTest) que também oferecerá apoio de técnicos especializados.

A aplicação móvel AppToTest é um projeto piloto promovido pela APDES que pretende complementar as estratégias de rastreio tradicionais para o VIH-SIDA. Em vez de recorrer a estruturas de saúde, os utilizadores da AppToTest poderão levantar um autoteste para o VIH, de forma gratuita e anónima, nas 10 farmácias parceiras do projeto depois de o solicitarem na Aplicação Móvel (APP).

Os utilizadores da APP também podem contar com o apoio em tempo real de um técnico especializado em rastreios, que pode oferecer suporte e também encaminhar os casos reativos aos cuidados de saúde na região do Grande Porto. 

A AppToTest conta com a parceria da ARS-Norte, da Associação de Farmácias de Portugal (AFP) e da Gilead Sciences, além de vários parceiros comunitários, também organizações de referência na área do VIH e no trabalho com populações estratégicas.

 

Como funciona a aplicação móvel AppToTest

A AppToTest está disponível na AppStore e no GooglePlay para download gratuito. Na aplicação, o utilizador pode requisitar um autoteste gratuito, é gerado um código e, na posse dele, o utilizador poderá levantar o dispositivo em qualquer farmácia aderente ao projeto. Tal é possível com a parceria da Associação de Farmácias de Portugal que disponibiliza a sua plataforma “AFPConnect” para a comunicação online da AppToTest com o software das suas farmácias associadas, permitindo o registo da entrega dos autotestes, de forma anónima e confidencial.

A APP conta também com uma seção de literacia sobre VIH, com apoio à realização do autoteste através de vídeo demonstrativo. Outra grande inovação da APP é a disponibilização do contacto em tempo real com um técnico especializado da APDES na área de rastreios para o VIH, através do qual será possível solicitar apoio para os mais diversos fins.

"Uma das ferramentas mais importantes da AppToTest é a possibilidade de, no caso de um teste reativo ao VIH, o utilizador poder ser encaminhado pelo técnico a uma consulta de Infeciologia nos Hospitais, com os quais a APDES tem protocolos, para se realizar o exame confirmatório e em caso positivo, garante-se o início imediato de tratamento. Todo este processo acontece de forma anónima e o utilizador apenas precisa de se identificar no dia da consulta no hospital.", afirma Fernanda Belizário da APDES e coordenadora do projeto.

Dados recentes apontam que somente 85% das pessoas que vivem com o VIH tinham conhecimento do seu estado serológico em 2021 (UNAIDS, 2022). Portugal destaca-se pelas elevadas taxas de novos casos de infeção pelo VIH-SIDA entre os países da Europa Ocidental e quase metade dos casos ainda são diagnosticados tardiamente com particular expressão entre homens heterossexuais (DGS, 2020). A comunidade internacional tem procurado diversificar as estratégias de diagnóstico de forma a aumentar rapidamente o acesso e aceitação dos serviços de testagem para o VIH, especialmente para populações com baixos níveis de acesso a estes serviços ou que, de outra forma, não seriam testadas. Uma das abordagens emergentes é o autoteste para o VIH, que consiste na colheita de material biológico (sangue ou saliva) pelo próprio utilizador, realizando de seguida o teste e interpretando o seu resultado, geralmente em ambiente privado.

Em 2016, a OMS publicou as primeiras orientações globais sobre o autoteste para o VIH, onde recomenda a disponibilização deste serviço como uma abordagem adicional aos serviços de testagem de VIH já estabelecidos. A legislação que enquadra a disponibilização do autoteste em Portugal, publicada em outubro de 2018, refere ainda que esta estratégia inclui necessariamente a disponibilidade generalizada dos testes, por vários meios e em diferentes contextos. Os benefícios dos serviços de autoteste para o VIH têm vindo a ser amplamente demonstrados e incluem a sua elevada aceitabilidade por parte de indivíduos que receiam o estigma associado ao VIH, e veem com bons olhos a garantia de privacidade, autonomia e conveniência oferecida pela modalidade de auto testagem para o VIH. 

 

Farmácias Parceiras

 

· Farmácia da Areosa (Rio Tinto, Gondomar)

· Farmácia de Aguiar (Gondomar)

· Farmácia do Parque (Matosinhos)

· Farmácia Familiar (Espinho)

· Farmácia Henriques (Porto)

· Farmácia Juncal (S. Félix da Marinha, Vila Nova de Gaia)

· Farmácia Paranhos (Porto)

· Farmácia Portela (Vila Nova de Gaia)

· Farmácia Salutar (Santo Tirso)

· Farmácia Villa Décia (Leça do Balio, Matosinhos)

 

Sobre a APDES

APDES -- Agência Piaget para o Desenvolvimento -- ONGD com mais de 18 anos de experiência em intervenções comunitárias que visam o acesso à saúde, emprego e educação de indivíduos e comunidades em situação de vulnerabilidade e exclusão. Na área do VIH/SIDA, a APDES tem vindo a implementar diversas estratégias para a prevenção, diagnostico e adesão ao tratamento para o VIH e outras IST.

 

Sobre a Associação de Farmácias de Portugal (AFP)

Criada há mais de 30 anos, a Associação de Farmácias de Portugal é uma entidade independente e sem fins lucrativos. Trabalha diariamente ao lado das farmácias associadas com o objetivo de garantir a valorização e o reconhecimento da sua intervenção enquanto promotoras da saúde pública. É uma voz ativa junto de todos os stakeholders do setor da Saúde, em prol das farmácias comunitárias.

 

Sobre a Gilead Sciences

A Gilead Sciences, é uma empresa biofarmacêutica que tem perseguido e alcançado avanços na medicina há mais de três décadas, com o propósito de criar um mundo mais saudável para todas as pessoas. A empresa está comprometida com o avanço nas terapêuticas inovadoras para prevenir e tratar doenças potencialmente fatais, incluindo a infeção por VIH, hepatites virais e cancro. A Gilead desenvolve a sua atividade em mais de 35 países em todo o mundo, e tem sede em Foster City, Califórnia.

PT-UNB-0333 | Data de preparação: 11/22